Banco Tecido

Quando ouvimos falar de banco, logo pensamos em um lugar pra transações financeiras, saques, depósitos, etc. No Banco de Tecido não é diferente, mas aqui a moeda corrente é outra! E o melhor: sustentável.

O Banco de Tecido é uma iniciativa das mais interessantes que conhecemos. Ele dá oportunidade de restos e retalhos das produções de moda terem uma nova vida em um novo formato, em novas mãos. O funcionamento é simples! Qualquer empresa ou pessoa que trabalha na área de moda ou produção pode levar seus tecidos esquecidos e abandonados para serem pesados, organizados e higienizado pelas boas mãos do Banco. Aqueles que não tem como reaproveitar são doados e os outros ficam à disposição de outras marcas que queiram comprá-los por um valor justo. A vantagem aqui é que muitos dos tecidos que são vistos por lá não podem ser mais encontrados no mercado tradicional. Sabe aquela estampa que você adoraria fazer um vestido mas ela é da década passada e não está mais na produção da moda de hoje? Lá pode ter!

Banco Tecido

Ao doar os tecidos, você recebe créditos para que possa sacar outros diferentes para trabalhar na sua produção. Legal, não é? O lugar acabou virando um ponto de encontro para um bate papo sobre tecidos e seus usos. Uma ação que une as pessoas da moda que abraçam juntas a ideia de um ciclo mais saudável para o nosso planeta. Afinal, 10% de toda produção têxtil vira descarte e 70% do material é composto por fibra sintética. Tudo isto exposto nos aterros para decomposição é um grande problema.

Banco Tecido

A criação desta bela sacada foi da cenógrafa e figurinista Lu Bueno, que percebeu que estava com mais de 800 quilos de tecidos variados após 20 anos de trabalho acumulados. Eis que veio uma solução para reaproveitar o que estava parado e se desdobrou para que outras pessoas e empresas possam fazer o mesmo.

Nós da Tiê nos esforçamos para trabalhar estes retalhos, criando novas peças, acessórios, doando para parceiros criarem novos produtos. etc. Mas sabemos que é uma realidade dura de toda a cadeia têxtil. Fica a dica do Banco de Tecido como uma bela solução para nossos problemas e para os problemas do meio ambiente!