armario capsula

Diversas amigas minhas têm me perguntado sobre o armário cápsula. O que é, como montar e, principalmente, se é mesmo viável. Sim, respondo, a ideia é muito bacana e possível, embora existam algumas particularidades que precisam ser observadas para que ele seja, de fato, funcional.

O armário cápsula nada mais é do que um armário composto por poucos itens, cerca de 30 ou 40, muito bem escolhidos, que combinam perfeitamente entre si e resultam em um número elevado de looks. Versatilidade e praticidade são as palavras de ordem aqui.

armario capsula

armario capsula

Embora a roupa traduza nossa imagem e seja fundamental para a construção dos vários papeis sociais que representamos em nossa vida, ela é um artifício que deve ser usado em nosso favor – e não algo que nos escraviza. E hoje estamos vendo muito isso: pessoas escravas da moda, comprando muito mais do que precisam e vivendo angustiadas diariamente.

Para que as escolhas de peças sejam bem assertivas, você precisa se conhecer bem – esse é o grande segredo! Não pode adotar um vestido estampado que no dia-a-dia acaba ficando de lado porque, lá no fundo, você não gosta tanto dele. Outro aspecto muito relevante a ser considerado é o seu dia-a-dia, no que você trabalha e o dress code do lugar, se você faz alguma atividade física, onde costuma ir nas horas de lazer, etc. Porque mesmo que você seja super casual, mas trabalha em um ambiente corporativo bem formalzinho, vai precisar incluir peças mais sérias, por exemplo.

armario capsula

armario capsula

Então, minha gente, existe mesmo um passo anterior ao da definição das roupas: a definição de você mesmo. Esqueça os modismos e os fashionismos! O que de fato te representa? Estruturas, formas, detalhes... que cores ficam bem para seu tom de pele? É um exercício bem complexo para muita gente e aí o trabalho do personal stylist ou do visagista cai como uma luva. Esses profissionais ajudam a gente a nos conhecermos melhor, potencializarmos nossas qualidades físicas por meio das roupas e acessórios que usamos. 

Mas vamos lá, bem reconhecido e definido quem se é, chega o momento de escolha das peças. Olhe para o que você já tem, vista novamente as roupas e chegue àquelas que de fato fazem com que você se sinta bem e que estejam te servindo como seu corpo está agora. Não vale a calça linda, de 15 anos atrás, que hoje está apertada demais; nem a blusa fofa dois números maiores, porque você começou a correr e perdeu 10kg, ok?! Pode ser que você perceba que não tem uma peça muito importante no seu armário cápsula (uma camisa branca, por exemplo) que pode, sim, ser comprada. Mas uma compra consciente e estudada previamente, ok?! 

armario capsula

armario capsula

Seja criteriosa, selecione itens versáteis, como já falei, que combinem entre si e com uma proporção adequada: separe mais partes de cima do que partes de baixo; inclua terceiras peças (casaquinho, colete, etc); e não se esqueça dos acessórios, que irão contribuir para um look se transformar. Ah! E reflita sobre a estação do ano em questão, não vale separar 4 casacos se estivermos entrando no verão, não é?! Esse conjunto de itens, deve ser usados durante 3 meses, quando você deve fazer uma adaptação para a nova estação chegando. E o que fazer com o que "sobra"?! O que não for relacionado a outras estações do ano ou você não ame muito: doe sem medo! Você vai fazer alguém feliz com o excesso do seu guarda roupa e vai se sentir bem mais leve! 

armario capsula

O armário cápsula pode ser muito bem incorporado dentro do contexto de uma vida mais simples, econômica e leve. Não dá mais para achar que está tudo bem comprar roupa todo mês, chega de consumo compulsivo, gente, isso não traz felicidade. Vamos viver uma vida onde menos é mais?! Eu estou junto!

Assinatura Ursula